Afinal, o que é Consultoria de Imagem?

February 1, 2018

Oi! Tudo bem?

Hoje eu vim falar um pouquinho de uma das minhas profissões: Consultora de Imagem/Personal Stylist :)

Quando eu digo que sou consultora de imagem, as pessoas normalmente entendem que eu ajudo as clientes a montar look. Mas a consultoria vai muito além disso! É um processo de autoconhecimento, através do qual a cliente vai aprender sobre si mesma e como valorizar suas características através das cores e formas, mexendo profundamente com a autoestima e a forma como se vê (e como os demais veem também).

O processo é intenso e exige dedicação de ambos os lados. Eu costumo dividir em pelo menos 5 encontros, para que o conteúdo possa ser absorvido aos poucos e a cliente se sinta mais à vontade com as novas descobertas. Funciona como uma terapia ao inverso: em vez de tratar de dentro pra fora, a consultoria trata de fora pra dentro, trazendo a confiança que a cliente busca ver no espelho.

 

1ª etapa: é o diagnóstico da cliente. São aplicadas entrevistas, testes de estilo, análise de biótipo e formato de rosto, coloração pessoal, expectativas com o processo, imagem planejada... Tudo que é necessário para avaliar quem a cliente é e quem ela quer ser.

 Essa é a paleta de cores que mais combinam comigo, de acordo com o método sazonal expandido - logo vai ter um post explicando mais sobre a coloração aqui!

 

2ª etapa: é hora de eliminar o que já não condiz mais consigo. Sabe aquele momento no Esquadrão da Moda (SBT) que olham todas as peças da participante e "jogam no lixo" as que não servem mais para ela? É mais ou menos isso, só que muito menos dramático! Ah, e quem define o destino das peças é a cliente, então ela pode doar, vender, trocar, ou até mesmo deixar guardadas.

 

3ª  etapa: hora de fazer compras! Infelizmente, aqui não rola aquele cartão com 12 mil reais de crédito para comprinhas novas haha. Muitas vezes, são poucas as peças que a cliente precisa comprar - afinal, a gente costuma ter tanta peça no armário que basta saber combinar. Eu busco sempre multiplicar ao máximo o que a cliente já possui, comprando estritamente o necessário para evitar ter o armário cheio de peças que acabam confundindo ainda mais na hora de montar o look. Ah, e quem determina o valor que pode gastar é a cliente, e eu fico com o desafio de encontrar as peças certas dentro do orçamento, e se a cliente não puder investir em tudo que precisa no momento, eu deixo a indicação do que e onde comprar para que ela invista futuramente.

 

4ª etapa - montagem dos looks. Agora que o armário já possui tudo que é necessário, a cliente aprende como combinar as peças entre si, levando em consideração seu estilo, biótipo e coloração, de forma que as peças valorizem ao máximo quem as está usando. Todos os looks são fotografados para que a cliente lembre depois das combinações e se inspire para criar outras.

 

5ª etapa - entrega do dossiê. O dossiê é um livro de estilo criado especialmente para a cliente, com todas as informações dela, fotos dos looks, ideias de combinações, enfim, tudo o que rolou na consultoria registrado para que ela não se esqueça. Rola também uma aula de automaquiagem para o dia-a-dia e, caso a cliente deseje mudar o cabelo, eu acompanho no salão para ter certeza que o novo corte/cor estão adequados com a imagem projetada na consultoria.

 

Ufa! Bastante coisa, né? É por isso que gosto de espaçar pelo menos uma semana entre cada etapa, para ter certeza que a cliente vai absorver tudo o que está mudando. Em caso de atendimento fora da minha cidade, acabamos combinando mais de uma etapa por encontro, para otimizar as viagens e reduzir o custo de deslocamento, mas sempre rolando uma pausa de algumas horas entre cada etapa para que a cliente possa refletir e já tirar qualquer dúvida que possa ter surgido.

Tem clientes que às vezes tem apenas curiosidade em se conhecer melhor, ou que ainda não se encontram prontas para encarar uma mudança completa, e por isso ofereço os serviços separadamente (mas isso já é assunto para outro post).

 

Uma questão muito importante a ser levada em consideração é contratar um profissional qualificado para prestar a consultoria. Por ser uma profissão em ascensão no Brasil, hoje aparecem diversos "consultores de imagem" que se autodenominam assim por se considerarem estilosos ou serem antenados em tendências. Cuidado! Busque alguém com formação na área e, principalmente, com quem você se sinta confortável, afinal é um processo intenso e íntimo de redescoberta.

 

Agora deu para entender o que faz uma Consultora de Imagem ou ainda restam dúvidas? Me escreve, vou adorar esclarecer!

 

Um beijo, Ginger.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Afinal, o que é Consultoria de Imagem?

February 1, 2018

1/1
Please reload

Posts Recentes

January 4, 2019

April 3, 2018

February 12, 2018

February 8, 2018

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2019 por Ginger Consultoria - Brasil