Combinando cores

Oi! Tudo bem?


Já falamos sobre coloração pessoal, significado das cores... Tá na hora de aprender a misturar tudo! Combinar cores vai muito além do preto ou branco + uma cor, existem diversas possibilidades e algumas fórmulas para acertar em cheio nas escolhas. Vamos lá?




Esse aqui em cima é o Círculo Cromático. No século XX, o pintor suíço e professor da Bauhaus, Johannes Itten, desenvolveu um círculo de cores baseado na tríade primária vermelho-amarelo-azul e incluiu 12 tons. Ele também quem definiu as cores quentes (base amarelo, à esquerda na imagem), as cores frias (base azul, à direita na imagem) e as subdividiu em claro e escuro, criando quatro paletas de cores diferentes, correspondentes às quatro estações do ano: primavera, verão, outono e inverno - lembra do processo de coloração pessoal?


Utilizando esse círculo, é possível encontrar o equilíbrio entre as cores, criando looks harmônicos e até ousados. As principais formas de combinar cores são: monocromático, análogas, complementares, tríade, complementar dividida e quadrado.


Monocromático

É quando se utiliza somente uma cor, ou o efeito "tom sobre tom", quando é mais de uma tonalidade da mesma fatia de cor.

Exemplo: laranja.


Análogas

É a combinação de duas ou três cores que estão uma ao lado da outra no círculo. Essa combinação traz um efeito calmante e simpático a quem vê.

Exemplo: laranja + vermelho.


Complementares

São cores opostas no círculo cromático, ao juntar-se criam o efeito de energia e ousadia.

Exemplo: laranja + azul intenso.


Tríade

É a combinação de três cores equidistantes no círculo. Traz alto contraste, porém ainda se mantém harmônica. É bastante vibrante, mesmo em tons claros.

Exemplo: laranja + roxo + azul esverdeado.


Complementar Dividida ou Em Fenda

Essa é mais complicada de explicar, mas vamos lá! É a combinação de uma cor com as vizinhas de sua complementar.

Exemplo: laranja + azul violeta + azul médio.


Quadrado ou X

É a combinação de 4 cores equidistantes uma das outras, ou de dois pares complementares. Por conter bastante cores, é uma combinação divertida e viva.

Exemplo: laranja + azul + rosa + verde.


Como combinar as cores


Ufa! Difícil decorar, né? Ainda bem que a tecnologia tá aí pra ajudar <3 Existem diversos aplicativos que auxiliam nesse processo, eu particularmente utilizo o Color Wheel, que é super simples de mexer e traz todas essas combinações, é só você selecionar a cor principal e o tipo de combinação que ele te mostra as cores ideais. Ah, e é gratuito :)


Resolveu tentar uma combinação diferente ou ficou com dúvida? Compartilha comigo!


Um beijo, Ginger.

#cores #consultoriadeimagem

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square